segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Rádio continua crescendo mais que serviços de música na internet





     A Triton Digital divulgou os resultados de agosto de sua pesquisa mensal Webcast Metrics. Essa pesquisa, voltada para o mercado americano, registra a audiência na internet dos maiores serviços de música e de rádio online, incluindo Spotify, iHeartRadio, Pandora, CBS Radio e outros.

     Os resultados de agosto, comparados com o mesmo período do ano anterior, mostraram que a audiência na internet continua crescendo. No período de 6 as 20 horas, de segunda a sexta, a audiência cresceu 14,3%.

     Interessante notar que o rádio online (streaming das rádios que repetem na internet as transmissões convencionais AM/FM) continua crescendo mais que os serviços exclusivamente de música. A audiência do rádio online de 6 as 20 horas, de segunda a sexta, cresceu 16,8% contra 13,7% dos serviços de música. Na janela de 6 as 24 horas, de segunda a domingo, a distância é ainda maior com 23,4% para o rádio e 15,2% para os serviços de música.




Fonte: ZYDigital

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Depoimento do jornalista Rodrigo Vilela

          Depoimento extraído do Facebook do jornalista Rodrigo Vilela da Rádio Show do Esporte:

     "Esses dias eu estava conversando com alguns nobres colegas de web rádio e fazendo um exercício de diversão e zoeira, imaginando como seria, por exemplo, se a Rádio Show do Esporte, a Rádio RDG EsportesJornada Esporte na RedeRádio ESPORTESNET fossem uma única web rádio (apenas para citar algumas webs conhecidas minhas e que são tops; poderia citar outras 15 aqui).
     Sim. Com certeza seria uma baita rádio, com vários programas ao vivo, com esportes, música e jornalismo, o que mostraria que web rádio pode ser eclética e mesmo assim, ter qualidade e audiência, com uma programação 24h (coisa que a Show do Esporte já faz há mais de um ano).
     E o porquê desta brincadeira? Pra falar sério, agora.
     Não sei se deveria falar, mas julgo ser importante.
     Há algum tempo, o Luiz Ademar, ex-presidente da ACEESP, me disse, até num tom de, digamos, decepção, da baixíssima quantidade de votos para as mídias webs no Troféu ACEESP. E eu disse, à época, que divulgaria ao máximo para fazer o meio web (rádio ou TV) ser reconhecido.
     Pois é, a minha parte eu faço. Mas tem muita gente dentro das web rádios que parece jogar contra sempre, fazendo um trabalho "de qualquer jeito", apenas por um ego ou por uma arrogância que não percebem, na verdade, não ter ao se expor desta forma.
     Fora a falta de união de boa parte que beira o insuportável.
     Se quisermos fazer o meio web rádio crescer e ser reconhecido, temos que, primeiro, ter a consciência de que ainda somos um meio necessitando de espaço. Apresentar aos ouvintes um produto de qualidade. Preocupar-se com a qualidade de seus programas e transmissões (não só na parte técnica, mas na forma de levar a jornada).
     E aí sim, com várias grandes webs, com certeza os olhos se voltarão mais e mais a quem demonstra capacidade e espírito de liderança. Aquele que sabe que a união é a palavra chave para o sucesso.
     União. Respeito. Incentivo. Não é muito difícil, né?"


     #OrgulhodeserWebRádio


Orgulho de ser Web Rádio


Nós temos orgulho
#OrgulhodeserWebRádio


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Rádio Tom Social é indicada para o prêmio internacional SIGEF 2016


     Projetada para ser mais que uma rádio, a Rádio Tom Social foi fundada em 2010 e é a primeira emissora online de rádio segmentada para o terceiro setor, com objetivo de democratizar a informação do terceiro setor e colaborar para que ações sociais ganhem mais força e conquistem seus objetivos. A rádio disponibiliza em seu site um canal onde ONGs e empresas privadas podem divulgar gratuitamente seus projetos sociais. A proposta inovador ganhou força sendo reconhecida pela ONU ao qual hoje são parceiros de conteúdo, além de receber dois prêmios de Fornecedor consciente 2013 nas categorias Responsabilidade Social e Cultura.
     Neste ano de 2016, a emissora consegue mais uma grande conquista sendo indicada ao prêmio SIGEF 2016, evento internacional anual organizada pela Horyou.
A terceira edição será realizada em paralelo ao COP 22 em Marrakesh, Marrocos, a partir de 9 de novembro. Para se candidatar os projetos devem atender aos critérios de elegibilidade, que incluem pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e explora soluções inovadoras para um futuro melhor em uma ampla gama de tópicos, tais como Cidades do Futuro, Clima e Meio Ambiente, Empreendedorismo Social, práticas de RSE e Sustentabilidade, Filantropia e investimento de impacto, Arte e Cultura e Empoderamento da Juventude.
     Para Cleber Almeida, fundador do projeto Tom Social, apesar das grandes dificuldades de manter a emissora no ar, pois ainda não conseguiram nenhum tipo de investidor para o projeto, é muito satisfatório ter o trabalho e o objetivo da rádio reconhecidos por um evento de tamanha grandeza, especialmente a nível internacional. Isso mostra que estamos no caminho certo e que devemos continuar forte e firme colaborando para área social no Brasil e mostrando para possíveis investidores que o projeto merece ser apoiado.
     Para saber mais sobre o SIGEF 2016, acesse o site www.sigef2016.com
    A União Brasileira de Web Rádios parabeniza a Rádio Tom Social e seu idealizador e CEO, Cleber Almeida pela conquista que só serve para reforçar a importância do trabalho sério e com dedicação...que sim podemos fazer mais e melhor se sairmos do meio comum.





segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O rádio ainda poderá mudar o mundo






Publicado em Quarta, 21 Setembro 2016 16:07
 Escrito por Alvaro Bufarah (*)

     No mês de setembro comemoramos o dia do radialista e do rádio, mas muitas vezes esquecemos que este é um dos veículos de comunicação mais importantes do país. Mesmo com todos os problemas de verbas, falta de estrutura e uma visão empresarial distorcida, o meio ainda é o melhor canal de acesso a informação e entretenimento para muitas comunidades espalhadas pelo país.

     Diante das novas tecnologias o rádio pode ser potencializado e alcançar audiências diferenciadas, que nunca foram trabalhadas.

    Num período marcado pela segmentação em nichos, o suporte multiplataforma da Internet possibilita que as emissoras de rádio produzam programas em diversos formatos e até criem novas emissoras para públicos diferentes.

     O que trava o desenvolvimento do rádio no Brasil? Talvez a melhor respostas seja o fato das empresas de comunicação brasileiras, especialmente as rádios, não se entenderem como “empresas”, muitos ainda batem no peito e afirmam fazer rádio da mesma forma há 40 anos, como se isso fosse diferencial. Infelizmente temos novos públicos que não conhecem o rádio por ondas. Para os jovens, o rádio pode ser um podcast no celular, uma transmissão de streaming no tablet, ou uma emissora web que toque músicas e tenha entrevistas sobre Pokemons.

     Este novo consumidor praticamente não conhece o rádio materializado em um eletrodoméstico, na caixinha sobre o móvel da cozinha, o radinho de pilha que levávamos para os estádios, ou o aparelho em que as senhoras ouviam a “Ave Maria” com um copo de água, todos os dias às 6 da tarde.

     Para esta nova audiência, o áudio digital é uma realidade que flui no ambiente da web. Pode ser transportado, copiado, retransmitido ou simplesmente escutado a qualquer hora e lugar.

     Não devemos viver das glórias do passado, mas buscar os melhores caminhos para um novo futuro. Para tanto, temos de modernizar as empresas entendendo a programação com um produto único, que precisa de uma comunicação própria, métricas diferenciadas e novos formatos que abusem das plataformas digitais.  Este é o futuro da comunicação no país, especialmente do rádio. Como dizia o radialista paulistano Hélio Ribeiro, “o rádio ainda pode ser o veículo que irá mudar o mundo, mudando a você e a mim”. Basta que todos entendam o novo momento histórico que vivemos.

(*) Jornalista e pesquisador do meio rádio na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre em comunicação e mercado pela Faculdade Cásper Líbero (FCL), pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e professor do curso de Rádio e TV. Atuou mais de 20 anos no mercado de rádio nacional e internacional.
Link original: http://portal.comunique-se.com.br/artigos-colunas/82408-o-radio-ainda-podera-mudar-o-mundo
Acessado em 26 de setembro de 2016 as 13h02

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Excelente iniciativa



     Acompanhem este vídeo com a participação de David Jill, da Best Rádio Brasil e de Cléber Almeida, da Rádio Tom Social e promotor do EPWBR. Muito boa iniciativa em prol das web rádios.