sexta-feira, 1 de junho de 2018

Dia da Imprensa


      O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho.

  A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.

     Quando mencionamos "imprensa" estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem. A Web Rádio é a nova força da imprensa, com seu alcance e liberdade hoje é uma nova vertente para fortalecer e propagar a força da imprensa e da fomentação da liberdade de informação, nós da UBWR, valorizamos o trabalho da imprensa e parabenizamos a todos pelo dia.

Origem do Dia da Imprensa

     No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.

     Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.

    Este periódico iniciou suas publicações em 1808, mas era um jornal clandestino e começou a circular cerca de três meses antes.

     Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.



Um comentário: